Dia D de multivacinação em Araxá tem baixa adesão com aplicação de 528 doses

A mobilização do Dia D de multivacinação em Araxá, realizada no último sábado (20), encerrou com um saldo de 528 doses aplicadas. A ação teve como foco principal a atualização da caderneta de saúde de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Apesar da estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde, as autoridades locais avaliaram a procura como baixa para o porte da campanha.
Do total de imunizantes administrados, 392 doses foram destinadas especificamente ao público infantojuvenil alvo da campanha nacional. O restante das aplicações contemplou outros grupos que compareceram às unidades de saúde para regularizar pendências vacinais. A baixa adesão preocupa os órgãos de saúde, uma vez que a campanha visa evitar o ressurgimento de doenças já controladas.
A prefeitura reforçou que, mesmo com o fim da mobilização do Dia D, os imunizantes continuam disponíveis na rede pública de saúde. Os pais e responsáveis que não puderam comparecer no final de semana devem levar os menores às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) durante o horário comercial de atendimento.
É fundamental apresentar o cartão de vacinas e um documento de identificação para a devida conferência e atualização das doses pendentes. A imunização abrange vacinas contra poliomielite, meningite, meningocócica, febre amarela e outras que compõem o calendário nacional. Com informações de Diário de Araxá.



